Sejam benvindos ao nosso blog!

Visitem-nos e não se inibam de deixar um comentário. Gostamos de ter notícias!

quinta-feira, 24 de abril de 2008

O interesse dos alunos no blog

Os alunos, sobretudo os do 1º ano, agora que descobriram que se escreverem textos no blog as famílias (que tem acesso à Internet, claro!) podem ler no próprio dia o que elas escreveram na escola, não querem outra coisa e por isso é que hoje houve 3 alunas interessadas em copiar os registos que fizeram sobre a evolução do seu feijão/grão. Apesar de os textos nem sempre serem de grande qualidade ( os de hoje, por exemplo, são muito simples) não me sinto com coragem de inibir o interesse e motivação das crianças em divulgar o seu trabalho. Tento aliás aproveitar o momento para fazer individual ou colectivamente correcções e melhorias no que inicialmente escreveram.
O caso do texto da Maria foi dos mais significativos até agora.
Ontem, ela ficou satisfeita com o que tinha escrito no caderno e quis ir copiar no blog (fê-lo praticamente sozinha e com bastante rapidez).
Já em casa policopiei o texto já sem erros para todos os alunos. Hoje distribuí-o e escrevi-o no quadro. Os alunos primeiro leram-no individualmente e depois lemos oralmente.
Descobriu-se que a Maria não dizia que gostava da sua mãe mas que havia muitas palavras no texto que o demonstravam; descobriu-se que havia uma pergunta e pôs-se o ponto de interrogação; o Diogo do 1º ano descobriu que havia um aviso e pôs-se, por sua sugestão, um ponto de exclamação; descobriu-se que a Maria se tinha esquecido de escrever a palavra mãe (a sua) com letra maiúscula... e considerou-se muito engraçada a ideia de poder por gelados no frasco porque iriam derreter.
Por fim todos copiaram o texto já melhorado no seu caderno.
A Maria, muitas vezes um pouco mandriona e distraída, estava hoje muito bem disposta e muito orgulhosa do seu texto. Aprumou-se e fez a sua melhor letra até hoje. Ah e teve de ir novamente ao blog fazer os melhoramentos combinados entre todos.
Foi um dia bastante produtivo em termos de Língua Portuguesa ainda que, posso e devo dizê-lo, apenas ontem à tarde nele tivesse pensado.
Obrigada Maria !
Margarida Contente

O grão da Margarida

O meu grão ja faz cucu das folhas e eu fiquei muito contente. ( Margarida 6 anos)
24-04-2008

O feijão catarino da Jéssica

A folha do meu feijão já está quase a vir para cima mas ainda não está mesmo em cima . Jéssica 6 anos 24-4-2008

O grão da Luana

A minha planta já está a fazer cucu e do meu grão naquela pelinha já está uma pequena folha. A raiz é por onde a planta se alimenta e também é onde o grão cresce pela raiz na terra . (Luana 6 anos) 24-4-2008

quarta-feira, 23 de abril de 2008

O texto da Maria sobre "O frasco da minha Mãe": original e corrigido

Ó mãe desejarte abraços e beijinhos pas iamor idarte uma a pereda de mãe iu abrasudes des tetamanho i sabsucefoiaminha pereda foi um ferasco para gardar gomãs e robesadoe xopaxapas mas Não e para por jolado.(maria6anos)

Ó mãe quero desejar-te abraços e beijinhos paz e amor e dar-te uma prenda de mãe e um abraço deste tamanho e sabes o que foi a minha prenda foi um frasco para guardar gomas e rebuçados e chupa-chupas mas não é para guardar gelados. (texto sem erros - emendado pela professora)

Ó Mãe, quero desejar-te abraços e beijinhos paz e amor e dar-te uma prenda de Mãe e um abraço deste tamanho e sabes o que foi a minha prenda? Foi um frasco para guardar gomas e rebuçados e chupa-chupas mas não é para guardar gelados !
(texto melhorado pela turma no dia 24 de Abril)

o frasco para a minha Mãe

Com a técnica do guardanapo, decorámos um frasco para as crianças darem às suas mães no Dia da Mãe. No final do trabalho pedi aos alunos que escrevessem um texto com o título " O frasco para a minha Mãe. Estes foram alguns dos resultados:

Nada disto foi ainda corrigido.

Atenção ao texto da Maria que é de uma pureza, ingenuidade e amor comoventes.


"Nós estamos a fazer um frasco para as nossas Mães (vou dizer como nós fizemos os frascos):primeiro recortámos os bonecos do guardanapo que nós queriamos depois desengordurámos os frascos com algodão e o vinagre depois esperámos que secassem bem e depois colámos bonecos no frasco e vamos esperar até amanhã quinta-feira.
A Professora Margarida vai levar os frascos para casa e vai cozer no forno os frascos e na segunda-feira já pronto e muito bem cozido e as Mães já podem lavar á máquina e á mão.(Hugo7anos)

Ó mãe desejarte abraços e beijinhos pas iamor idarte uma a pereda de mãe iu abrasu
des des tetamanho i sabsucefoiaminha pereda foi um ferasco para gardar gomãs e robesado
e xopaxapas mas Não e para por jolado.(maria6anos)

Mãe eu acho que eu vou-te dar e é para abrir no dia 4 de Maio é no dia da Mãe.
Jéssica 6anos.

quarta-feira, 16 de abril de 2008

Alguns alunos do 1º ano escrevem textos deste tamanho

Há alunos do 1º ano que escrevem textos enormes. É claro que dão bastantes erros mas demonstram muito interesse na escrita e não são nada preguiçosos !

É o caso da Ana Rita












e do Diogo !

MUITOS PARABÉNS AOS DOIS !

sexta-feira, 11 de abril de 2008

Por favor, dê a sua opinião sobre o nosso Blog !

Por favor, se vier ao nosso blog dê-nos a sua opinião. Escreva aqui o seu comentário !

Tingir lã

A Maria de 6 anos fez este desenho.
A Bruna de 7 anos fez este desenho.

Nós fomos à tosquia das ovelhas dia 1 de Abril e agora dia 10 de Abril nós pusemos a lã que trouxemos já lavada dentro de um tacho onde se pôs a beterraba cortada as rodelas e pusemos ao lume. Esperámos um pouco e depois fomos espreitando para dentro do tacho e quando estava em molho vermelho tirámos para uma tigela transparente e colocámos a lã dentro a tigela . Agora vou esperar para ver como a lã está amanhã.

Depois a professora Margarida mostrou um tapete de forma de ovelha porque é a pele de uma ovelha.

Hoje, dia 11, a lã está cor de rosa. A Bé espremeu a lã e depois pusemos a lã ao sol para secar.
Tatiana 7 anos


Nós fizemos uma experiência : cozemos beterraba e depois de estar cozida tirámos a água que estava com a cor da beterraba para dentro de uma tigela e pusemos a lã dentro da tigela.
E no dia seguinte nós fomos para o polivalente e a a lã estava cor de rosa. A Bé espremeu a lã e pôs a lã dentro dum tabuleiro. Depois pusemos a lã ao sol.(Hugo 7 anos)


Algumas fotos que mostram como tingimos a lã:

Primeiro cozemos a beterraba,


retirámos a beterraba e





na água pusemos a lã de ovelha já lavada.







No dia seguinte, retirámos a lã .

Esprememos a lã e pusemo-la num tabuleiro ao sol para secar.

segunda-feira, 7 de abril de 2008

A lã das ovelhas









Depois de tosquiarem as ovelhas os donos das ovelhas põem a lã em sacos e vendem a lã para as fábricas a tratarem.

A lã de ovelha vende-se ao quilograma .
1kg de lã vale mais ou menos 40 cêntimos .

O tio Floriano deu-nos lã .

Nós pesámos a lã numa balança de pratos .

100g+50g+1g = 151g

A lã pesou 151g.

Nós pesámos a lã numa balança digital.
A lã pesou 155g.

sexta-feira, 4 de abril de 2008

Alguns melhoramentos dos textos sobre a tosquia







Hugo 7 anos

1ª versão -Nós fomos ver os senhores a tosquiarem as ovelhas e os outros que não estavam a tosquiar levavam as ovelhas para os tosquiadores.Eles agarravam as ovelhas pelas pernas.
2ª versão - Nós fomos ver os senhores a tosquiarem as ovelhas e os outros que não estavam a tosquiar agarravam as ovelhas pelas pernas e levavam-nas para os tosquiadores.




Beatriz 7 anos)



1ª versão -Eu fui ver as ovelhas a serem tosquiadas e quando os senhores acabam de tosquiar uma ovelha dão um nó num fio
2ª versão - Nós fomos ver as ovelhas a serem tosquiadas e os tosquiadores antes de tosquiar uma ovelha dão um nó num fio para no fim do dia saberem quantas ovelhas tosquiaram e quanto dinheiro têm a receber. Eles ganham 2€ por cada ovelha tosquiada.

Alexandre 7 anos
1ª versão -Nós quando chegámos ainda faltavam algumas ovelhas e havia 3 borreguinhos e havia 4 tosquiadores e 2 homens que puxavam as ovelhas para os tosquiadores tosquiarem as ovelhas e quando os tosquiadores tosquiavam as ovelhas vinha uns pêlos.



2ª versão-Nós fomos ver a tosquia das ovelhas e quando chegámos à quinta do Ti Floriano ainda faltava tosquiar algumas ovelhas e havia 3 borreguinhos. Havia 4 tosquiadores e 2 homens que puxavam as ovelhas para os tosquiadores. Quando os tosquiadores acabavam de tosquiar as ovelhas vinha uns pêlos para o chão.



Ricardo 7 anos
1ª versão - Hoje dia 1 de Abril fomos ver os homems a tosquiar as ovelhas do pai da Rita e achámos tudo muito giro . Vimos caganitas , xixis de ovelha e uma ovelha tinha ranho no nariz e havia quatro tosquiadores que tosquiavam as ovelhas e havia cordas que serviam para quando um homem tosquiava fazia um nó numa corda .

2ª versão - Hoje, dia 1 de Abril, fomos ver os homems a tosquiar as ovelhas do pai da Rita e achámos tudo muito giro . Vimos caganitas , xixis de ovelha e uma ovelha tinha ranho no nariz. Havia quatro tosquiadores que tosquiavam as ovelhas e havia cordas que serviam para eles fazerem um nó quando iam tosquiar.



Catarina 7 anos
1ª versão - Nós fomos ver as ovelhas a ser tosquiadas e quando acabaram de tosquiar as ovelhas elas ficaram com feridas na barriga e depois fomos embora.

2ª versão- Nós fomos ver as ovelhas a serem tosquiadas e quando acabavam de tosquiar as ovelhas elas ficaram com umas feridazinhas na barriga e depois viemos embora.


Tatiana 7 anos

1ª versão - Eu fui ver a tosquia das ovelhas e o pai da Rita deu um borrego para a gente dar festas ao borrego e comi amêndoas e estavam lá uns senhores a tosquiar as ovelhas.



2ª versão - Nós fomos ver a tosquia das ovelhas e estavam lá uns senhores a tosquiar as ovelhas.. O pai da Rita trouxe-nos um borrego para lhe fazermos festas. Também comemos amêndoas. Tatiana 7 anos



Mário 7 anos
1ª versão - Nós fomos ver a tosquia das ovelhas e os homems davam um nó no cordel e tinham 4 tosquiadores e as ovelhas ficaram carecas.



2ª versão - Nós fomos ver a tosquia das ovelhas e os tosquiadores que eram 4 davam um nó no cordel. As ovelhas ficaram carecas.





David 7 anos
1ª versão - Eu gostei muito de dar uma festinha ao borrego e até gostei de ver a tosquia das ovelhas e estava lá o pai da Rita e as ovelhas estavam nervosas porque iam ser tosquiadas e os borregos estavam à solta .




2ª versão - Eu gostei muito de dar uma festinha ao borrego e até gostei de ver a tosquia das ovelhas e estava lá o pai da Rita. As ovelhas estavam nervosas porque iam ser tosquiadas. Os borregos estavam à solta porque não iam ser tosquiados.


LUANA 6 anos
1ª versão - Eu gostei muito de ver eles tosquiar as ovelhas e é uma PROFISSÃO.
Eu gostei muito de ver os tosquiadores a tosquiarem as ovelhas. Tosquiador é uma PROFISSÃO.





DIOGO 6 ANOS
1ª versão - Eu gostei das ovelhas a passarem ao pé de mim.




2ª versão - Quando acabaram de tosquiar as ovelhas levaram-nas para outro sítito . Eu gostei das ovelhas a passarem ao pé de mim.











Ana Rita 6 anos
1ª versão - EU GOSTEI DE VER A tosquia da ovelha e o meu pai levava a ovelha para os tosquiador e os outro homem também.
2ª versão -
Eu gostei de ver a tosquia das ovelhas e o meu Pai levava as ovelhas para os tosquiadores e os outros homens também.




Bruna 7 anos
1ª versão - Nos fomos ver as ovelhas a serem tosquiadas. Os pequenos não são tosquiados mas os grande sim porque têm mais lã. Mexemos num ovelha bebé.
2ª versão - Nós fomos ver as ovelhas a serem tosquiadas. Os pequenos não são tosquiados mas os grandes sim porque têm mais lã. Mexemos numa ovelha bebé.

Lista de algumas palavras da tosquia

lã - Inverno
ovelha
borrego
ovelhinha
saco
máquina
maquinazinha
pneu\roda
água
balde

cordel
fio
cordão
tosquia
tosquiador
tosquiar
tosquiadores
tosquiadora
estrada
caminho
caganitas
xi-xi
saltar
andar a pé
flor de laranjeiro
Primavera
passear
passeio
dinheiro
trabalho
profissão
amêndoas
senhora

terça-feira, 1 de abril de 2008

É Dia das Mentiras mas isto não é mentira

Hoje, dia 1 de Abril é Dia das Mentiras. Nós fomos ver a tosquia das ovelhas na quinta do Tio Floriano.


Estes são os textos dos alunos sem grandes correcções: apenas os erros foram corrigidos e um ou outro aspecto mais significativo. Faremos em seguida trabalho de texto para desenvolver a linguagem. Margarida Contente (professora)

Eu gostei de ir à tosquia. (Maria 6 anos)

Nós fomos ver os senhores a tosquiarem as ovelhas e os outros que não estavam a tosquiar levavam as ovelhas para os tosquiadores.Eles agarravam as ovelhas pelas pernas. (Hugo 7anos)

Eu fui ver o borrego e foi bonito.
Eu fui ver os homens a tosquiar a ovelha.
A senhora deu amêndoas. (Alexandre José 8 anos)

Eu fui ver as ovelhas a serem tosquiadas e quando os senhores acabam de tosquiar uma ovelha dão um nó num fio . (Beatriz 7 anos)

Nós quando chegámos ainda faltavam algumas ovelhas e havia 3 borreguinhos e havia 4 tosquiadores e 2 homens que puxavam as ovelhas para os tosquiadores tosquiarem as ovelhas e quando os tosquiadores tosquiavam as ovelhas vinha uns pêlos. (Alexandre 7 anos)

Hoje dia 1 de Abril fomos ver os homems a tosquiar as ovelhas do pai da Rita e achámos tudo muito giro . Vimos caganitas , xixis de ovelha e uma ovelha tinha ranho no nariz e havia quatro tosquiadores que tosquiavam as ovelhas e havia cordas que serviam para quando um homem tosquiava fazia um nó numa corda . Ricardo 7 anos

Nós fomos ver as ovelhas a ser tosquiadas e quando acabaram de tosquiar as ovelhas elas ficaram com feridas na barriga e depois fomos embora. Catarina 7 anos

Eu fui ver a tosquia das ovelhas e o pai da Rita deu um borrego para a gente dar festas ao borrego e comi amêndoas e estavam lá uns senhores a tosquiar as ovelhas. Tatiana 7 anos

Nós fomos ver a tosquia das ovelhas e os homens davam um nó no cordel e tinham 4 tosquiadores e as ovelhas ficaram carecas .
Mário 7 anos

Eu gostei muito de dar uma festinha ao borrego e até gostei de ver a tosquia das ovelhas e estava lá o pai da Rita e as ovelhas estavam nervosas porque iam ser tosquiadas e os borregos estavam à solta .
(David 7 anos)

A tosquia da ovelha
Nós todos da escola fomos ver os borregos e foi bonito. Miguel 8 anos

Eu gostei muito de ver eles tosquiar as ovelhas e é uma PROFISSÃO.
LUANA 6 anos

Eu gostei das ovelhas a passarem ao pé de mim. DIOGO 6 ANOS

EU GOSTEI DE VER A tosquia da ovelha e o meu pai levava a ovelha para os tosquiador e os outro homem também. Ana Rita 6 anos

Nos fomos ver as ovelhas a serem tosquiadas. Os pequenos não são tosquiados mas os grande sim porque têm mais lã. Mexemos num ovelha bebé. Bruna 7 anos

Nos vimos ovelhas muito bonitas e estavam a ser tosquiadas.

Margarida 6 anos

Eu gostei muito de ver a tosquia .

Jéssica 6 anos