A turma da EB1 de Aldeia do Futuro iniciou o ano lectivo com 18 alunos:
9 alunos matriculados no 3º ano, dos quais:
. dois alunos são abrangidos pelo decreto-lei 3/2008, devido ao facto de serem portadoras de deficiência auditiva;
. uma criança para a qual o ano passado foi solicitada observação psicológica e que continua em processo de observação médica e de terapia da fala para averiguação sobre eventuais deficit de atenção/dislexia .
4 alunos matriculados no 2º ano;
5 matriculados no 1º ano, uma das quais merecedora de especial atenção devido ao facto de ter perdido recentemente ambos os pais num acidente de viação.
Apesar da situação de trabalho ser complexa devido à existência de três anos de escolaridade era possível desenvolver um trabalho específico para cada ano e ao mesmo tempo apoiar individualmente ou em pequeno grupo alunos com dificuldades específicas num ou noutro conteúdo ou área.
Acrescento que os alunos com NEE tinham tal como ainda têm o apoio do professor de Ensino Especial duas manhãs por semana e 45 min semanais individualmente com o terapeuta da fala.
Em Outubro, veio uma nova aluna inicialmente matriculada no 2º ano na EB1 das Ameiras mas que deixou de a poder frequentar por os pais não a poderem transportar e por não haver circuito de transporte escolar para lá.
Ficaram 19 alunos.
Desde logo chamei a atenção para a dificuldade de ter mais alunos e de se ir exceder o limite de alunos em escola de lugar único.
A aluna em causa demonstrava ritmo de trabalho extraordinariamente lento e um nível de leitura muito abaixo dos seus colegas de ano.
No início de Dezembro, veio mais um aluno para o 1º ano, brasileiro de 9 anos de idade com duas repetências no seu país de origem.
Ficaram 20 alunos.
Novamente referi o já existente excesso de alunos para uma turma de escola de lugar único e a cada vez maior dificuldade em desenvolver trabalho diferenciado e em apoiar os alunos individualmente por forma a ultrapassarem as suas dificuldades.
Já em Fevereiro ingressaram nesta escola mais 2 alunos, irmãos, um do 2º e um do 3º anos, oriundos de uma família constituída pela mãe e 6 filhos apoiada pela CPCJ e alojada transitoriamente em casa de uma irmã da mãe que é a Encarregada de Educação das 4 crianças em idade escolar.
Mais uma vez referi ser impossível com os anos de escolaridade em presença e com o já duplo excesso de alunos (4 relativamente à existência de 3 anos de escolaridade e 2 relativamente aos 20 para turmas com crianças com NEE) desenvolver um trabalho de qualidade, respeitando as especificidades e as necessidades individuais dos diversos alunos.
Acrescento que estas últimas crianças revelam dificuldades ao nível da atenção, da concentração e da vontade de trabalhar, bem como deficiências ao nível ortográfico e da escrita organizada de textos. Revelam-se igualmente crianças carentes de afecto e atenção necessitando de reforço e apoio individuais constantes.
Actualmente, não é possível corrigir trabalhos, controlar aprendizagens, programar, preparar aulas e materiais e apoiar alunos (academicamente e não só) de forma satisfatória.
Considero que todos estes alunos merecem um melhor atendimento do sistema educativo e que para se garantir o ensino e, principalmente, a aprendizagem e o desenvolvimento das competências necessárias a uma continuação com sucesso da escolaridade de todas estas crianças será necessário reforçar a equipa pedagógica desta escola e o apoio prestado pelo professor. Tal só será possível com um outro docente na sala em período nunca inferior a uma hora diária.
Chamo por isso a atenção para a necessidade urgente de o fazer sob pena de se comprometer a adaptação de uns e a preparação académica de todos.
segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009
quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009
O DIA DE HOJE
Hoje o dia está :
solarengo, bonito, lindo, maravilhoso .
Que belo dia !
O sol está brilhante!
O céu está limpo e azulinho !
Apetece estar na rua a apanhar ar...

Nós fomos
. ver as nossas faveiras que fazem hoje três meses de semeadas.
Estão crescidas mas tinham os caules moles porque tinham sede.
As favas que semeámos em areia estão mais baixas (50 cm) e têm as folhas mais pequenas;
As favas que semeámos em terra estão mais altas (60cm) e têm as folhas maiores.
Todas as faveiras têm flores.
Pusemos os vasos junto ao muro da escola para apanharem sol.
. ver os nossos pinheiros .
Alguns pinheiros bravos fazem hoje exactamente 1 ano de idade.
Mudámos três para vasos.
Abrimos a caixa do ciclo da água e levámo-la para a rua porque as plantas precisam de ar e de apanhar luz. Estão altas mas fraquinhas...
O ciclo da água dentro da caixa acabou porque deixámos a caixa aberta.
solarengo, bonito, lindo, maravilhoso .
Que belo dia !
O sol está brilhante!
O céu está limpo e azulinho !
Apetece estar na rua a apanhar ar...
Nós fomos
. ver as nossas faveiras que fazem hoje três meses de semeadas.
Estão crescidas mas tinham os caules moles porque tinham sede.
As favas que semeámos em areia estão mais baixas (50 cm) e têm as folhas mais pequenas;
As favas que semeámos em terra estão mais altas (60cm) e têm as folhas maiores.
Todas as faveiras têm flores.
Pusemos os vasos junto ao muro da escola para apanharem sol.
. ver os nossos pinheiros .
Alguns pinheiros bravos fazem hoje exactamente 1 ano de idade.
Mudámos três para vasos.
Abrimos a caixa do ciclo da água e levámo-la para a rua porque as plantas precisam de ar e de apanhar luz. Estão altas mas fraquinhas...
O ciclo da água dentro da caixa acabou porque deixámos a caixa aberta.
terça-feira, 10 de fevereiro de 2009
Agradecemos mas, para já ...
quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009
Hoje fomos à Biblioteca Municipal

Hoje, pela primeira vez neste ano lectivo, fomos à Biblioteca Municipal de Grândola.
Quando chegámos à escola cada um registou o título do livro que requisitou e fez o registo da visita : em texto e em desenho.
A Constança do 1º ano estava inspirada.
Escreveu em linha curva e desenhou uma boca dentro. É que a boca está a falar !
Reparem porque vale a pena !
Quando chegámos à escola cada um registou o título do livro que requisitou e fez o registo da visita : em texto e em desenho.
A Constança do 1º ano estava inspirada.
Escreveu em linha curva e desenhou uma boca dentro. É que a boca está a falar !
Reparem porque vale a pena !
o nosso ciclo da água 3. Já chove!
terça-feira, 27 de janeiro de 2009
O nosso ciclo da água 2
O que já aconteceu :
As plantas estão maiores .
O copo está a ficar embaciado.
A caixa está a ficar embaciada.
A professora limpou as paredes da caixa para ver se amanhã também estarão embaciadas.
As plantas estão maiores .
O copo está a ficar embaciado.
A caixa está a ficar embaciada.
A professora limpou as paredes da caixa para ver se amanhã também estarão embaciadas.
segunda-feira, 26 de janeiro de 2009
O nosso ciclo da água


Nós no dia 26 de Janeiro de 2009 fizemos uma experiencia que foi: pusemos dentro de uma caixa pedras, areia, terra, uma planta e um copo de água, depois tapámos a caixa. Não sei o que vai acontecer, mas acho que a caixa vai ficar com vapor de água.
(Beatriz 8 anos)
Nós fizemos uma experiência e usámos uma caixa,pedras, areia,terra,2 amores perfeitos, 3 bocas de lobo e um copo com água e depois tapámos. ( Luana 7 anos)
(Beatriz 8 anos)
Nós fizemos uma experiência e usámos uma caixa,pedras, areia,terra,2 amores perfeitos, 3 bocas de lobo e um copo com água e depois tapámos. ( Luana 7 anos)
quinta-feira, 22 de janeiro de 2009
Recebemos um prémio ! Que bom!
Recebemos um prémio no dia 16 e ficámos satisfeitos e apreensivos, ao mesmo tempo. Foi o Blog da EB1 de Torreira que nos enviou o prémio em primeiro lugar.
Agora vamos também oferecê-lo a blogs que temos visitado.
Parabéns a todos.
Não deixem de cumprir as regras e oferecê-lo também.
As regras do troféu "Pedagogia do Afecto" são as seguintes:
1 - Recebendo o troféu, ele deve ser oferecido a 10 blogues que tenham compromisso e afecto com a Educação;
2 - A imagem do selo deve passar a ser exibida permanentemente no blogue;
3 - O nomeado deve colocar um link para o blogue de onde a nomeação foi atribuída;
4 - Nos blogs seleccionados, deve ser deixado um comentário, permitindo assim que eles saibam que foram presenteados e quem os presenteou;
5 - O blogue que receber 5 vezes o troféu “Pedagogia do Afecto” deve ir à página http://pedagogiadoafeto.blogspot.com/ deixar um comentário com o e-mail, para receber uma nova homenagem.
De acordo com as regras estabelecidas, os blogues aos quais atribuímos o troféu “Pedagogia do Afecto” são os seguintes:
1 - eb1torreirafregim.
2 - http://eb1-cadocos.blogspot.com/
3 -http://bibliotecaportaberta.blogspot.com/
4 -http://dopenedodocorvo.blogspot.com/
5 -http://aprender-a-imaginar.blogspot.com/
10-http://eb1adro.blogspot.com/
Agora vamos também oferecê-lo a blogs que temos visitado.
Parabéns a todos.
Não deixem de cumprir as regras e oferecê-lo também.
As regras do troféu "Pedagogia do Afecto" são as seguintes:
1 - Recebendo o troféu, ele deve ser oferecido a 10 blogues que tenham compromisso e afecto com a Educação;
2 - A imagem do selo deve passar a ser exibida permanentemente no blogue;
3 - O nomeado deve colocar um link para o blogue de onde a nomeação foi atribuída;
4 - Nos blogs seleccionados, deve ser deixado um comentário, permitindo assim que eles saibam que foram presenteados e quem os presenteou;
5 - O blogue que receber 5 vezes o troféu “Pedagogia do Afecto” deve ir à página http://pedagogiadoafeto.blogspot.com/ deixar um comentário com o e-mail, para receber uma nova homenagem.
De acordo com as regras estabelecidas, os blogues aos quais atribuímos o troféu “Pedagogia do Afecto” são os seguintes:
1 - eb1torreirafregim.
2 - http://eb1-cadocos.blogspot.com/
3 -http://bibliotecaportaberta.blogspot.com/
4 -http://dopenedodocorvo.blogspot.com/
5 -http://aprender-a-imaginar.blogspot.com/
10-http://eb1adro.blogspot.com/
quarta-feira, 21 de janeiro de 2009
As nossas pinturas simétricas
Nós fizemos pinturas simétricas com tintas e papel de engenheiro.
As pinturas ficaram : giras, engraçadas, lindas, coloridas, bonitas, criativas, divertidas, entusiasmantes, super-giras, espetaculares, super bonitas, brilhantes e fantásticas e fazem lembrar muitas coisas. Registámos as principais: borboleta, libelinha, asas, tartaruga, lagosta, águia, sapo de olhos grandes, caranguejo, dragão, monstro, homem com um machado, robô, coração, anjo, flor num vaso, montanha, balões, sol a nascer, relva, mochila de bolhas, trampolim, fogo de artifício, ...





As pinturas ficaram : giras, engraçadas, lindas, coloridas, bonitas, criativas, divertidas, entusiasmantes, super-giras, espetaculares, super bonitas, brilhantes e fantásticas e fazem lembrar muitas coisas. Registámos as principais: borboleta, libelinha, asas, tartaruga, lagosta, águia, sapo de olhos grandes, caranguejo, dragão, monstro, homem com um machado, robô, coração, anjo, flor num vaso, montanha, balões, sol a nascer, relva, mochila de bolhas, trampolim, fogo de artifício, ...






Enfeitámos as janelas com as nossas pinturas. As janelas ficaram : engraçadas, bonitas, coloridas, enfeitadas, fantásticas, lindas, espectaculares, entusiasmantes,criativas, giríssimas, brilhantes, ...
sexta-feira, 9 de janeiro de 2009
O gelo na nossa escola


Hoje, dia 9 de Janeiro de 2009, encontrámos gelo na escola e vimos um género de ringue de gelo ao pé da casinha de madeira. Estava gelo em todo o lado e o chão da casinha estava escorregadio.
(Beatriz)
Hoje nós viemos para a escola e os meus colegas encontraram gelo ao pé do polivalente e faz barulho e parece que é o vidro a partir. ARTUR
(Beatriz)
Hoje nós viemos para a escola e os meus colegas encontraram gelo ao pé do polivalente e faz barulho e parece que é o vidro a partir. ARTUR
O gelo na escola
Hoje vimos o gelo na relva e era trasparemte. Laura.
Hoje dia 9 estava muito frio.
Chegamos à escola e vimos uma piscina de gelo medimos a temperatura do gelo e estava 0 graus. Ana Rita.
Nós hoje chegámos a escola e vimos uma piscina de gelo e a professora foi medir a temperatura do gelo e estava 0 graus . Jéssica
Hoje de manhã dia 9 tivemos uma surpresa tínhamos gelo nos baloiços e na relva e a professora mediu a que graus estava o gelo . Luana
Hoje vimos o gelo na relva e era trasparemte. Laura.
Hoje dia 9 estava muito frio.
Chegamos à escola e vimos uma piscina de gelo medimos a temperatura do gelo e estava 0 graus. Ana Rita.
Nós hoje chegámos a escola e vimos uma piscina de gelo e a professora foi medir a temperatura do gelo e estava 0 graus . Jéssica
Hoje de manhã dia 9 tivemos uma surpresa tínhamos gelo nos baloiços e na relva e a professora mediu a que graus estava o gelo . Luana
Hoje dia 9 de janeiro nós vimos que os baloiços , o banco e a relva estavam cheios de gelo. Catarina
No dia 9 de Janeiro na relva e nos baloiços estava com gelo. Havia gelo quase por todo o lado.BRUNA
HOJE DIA 9 DE JANEIRO DE 2009 A RELVA ESTAVA COM GELO E AO LADO ESQUERDO DO POLIVALENTE ESTAVA UMA PiSCINA DE GELO. NO CAMPO DE FUTEBOL ESTAVA UM BOCADO DE GELO E OS BALOIÇOS ESTAVAM COMPLETAMENTE TUDO COM GELO. HOJE QUANDO EU SAI DE CASA ESTAVAM 3 GRAUS NEGATIVOS.ALEX P.
NÓS NO DIA 9-1-2009 VIMOS UMA PISCINA DE GELO E NA RELVA HAVIA GELO E O GELO FAZIA BARULHO QUANDO SE PISAVA. O GELO TINHA 0 GRAUS E PARECIA UM VIDRO . MÁRIO
Hoje dia 9-1-2009 nós fomos À escola e vimos tuuudo cheio de gelo e havia um sÍtio mesmo mesmo congelado e nós pisamos o gelo da relva.Ricardo
Nós quando chegamos á escola vimos tudo branquinho e atrás da escola na relva estava uma poça de gelo com desenhos flocos de gelo e a professora também tirou fotografias. (Hugo)
Subscrever:
Mensagens (Atom)