O que se fez na escola depois de termos feito o Jogo dos Gabinetes
Verifiquei individualmente a sequência das páginas que os alunos, em seguida, numeraram
. em alguns casos o formato dado – folhas dobradas dentro uma das outras - não foi usado pelo que tivemos de escolher um outro modelo de livro e de “encadernação”.
Houve pelo menos duas crianças que não compreendendo a questão da acção e sequência de uma história e de cada vez que mudaram de gabinete começaram numa nova folha uma outra história e por isso fizeram um livro de contos.
. cada aluno inventou o título do seu livro
. depois de distribuídas as capas para os livros e de provisoriamente as colocarem estivemos a observar outros livros e verificámos que, na contra capa,
todos têm o código de barras e o código ISBN (cada aluno inventou o seu),
alguns têm a editora (todos inventaram o nome da sua editora)
alguns têm um pequeno resumo da história ou pelo menos um despertar a curiosidade do possível leitor para o conteúdo do livro( cada aluno fez o seu e, curiosamente, quase todos em forma de pergunta)
Também verificámos que têm ficha técnica e por isso, na capa mas do lado de dentro cada um construiu a Ficha Técnica do seu livro.
Paralelamente a isto escreveram alguns pequenos textos sobre a ida à Biblioteca que constam no post Nós fomos à Biblioteca de Grândola do dia 15 de Maio
Cada aluno identificou e registou no caderno e no computador o título, personagens e local da acção da sua história e fez um pequeno texto sobre o seu livro (post As nossas histórias de 21 de Maio)
O Jogo de Gabinetes foi muito motivador e um pouco até místico para alunos (vá ao blog da EB1 de Cadoços e veja porquê).
É pena que apenas lá tenhamos ido a meio de Maio porque o trabalho lá provocado tem tantas possibilidades de exploração e continuação que, neste altura do ano lectivo, se torna difícil levá-lo ao fim.
Limitámo-nos a concluir o livro mas não tivemos tempo de trabalhar nem o aspecto gráfico da capa nem o conteúdo: ortografia, sintaxe, organização da acção,….
Quando tínhamos feito a capa e a encadernação ( cosemos alguns e em alguns casos utilizámos outro formato devido a ter havido miúdos que utilizaram o formato A5 da folha) demos por concluído o trabalho.
Agora cada um vai ler o seu livro em casa com os pais e vai contar a história aos colegas na turma.
Margarida Contente
segunda-feira, 2 de junho de 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário