Sejam benvindos ao nosso blog!

Visitem-nos e não se inibam de deixar um comentário. Gostamos de ter notícias!

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Rua Soeiro Pereira Gomes

O Hugo investigou em casa e aprendeu que:

Joaquim Soeiro Pereira Gomes nasceu no distrito do Porto em 1909 e faleceu em 1949, na cidade de Lisboa, vítima de cancro do pulmão.
Era filho de agricultores e, por isso, decidiu tirar o curso de Regente Agrícola, em Coimbra. Quando terminou os seus estudos em 1930, foi trabalhar para Angola, tendo regressado a Portugal em 1931, ano em que casou com a compositora Manuela Câncio Reis. Fixou-se em Alhandra e começou a trabalhar numa fábrica de cimentos, onde desenvolveu um trabalho de dinamização cultural entre os operários.
Foi, no entanto, como escritor, que ficou mais conhecido. Em 1940 escreve a obra «Esteiros», dedicada «aos filhos dos homens que nunca foram meninos». O autor quis denunciar nesta obra, a injustiça e a miséria social, que conta a história de um grupo de crianças que desde cedo abandona a escola para trabalhar numa fábrica de tijolos.
Ainda hoje, em pleno século XXI, esta obra é famosa e actual, porque continua a existir no nosso Planeta, meninos que não podem ser simplesmente meninos.


Também trouxe o livro "Os Esteiros" para nos mostrar.

Sem comentários: