Sejam benvindos ao nosso blog!

Visitem-nos e não se inibam de deixar um comentário. Gostamos de ter notícias!

quarta-feira, 18 de março de 2009

Oa nossos bichos da seda já nasceram

Os nossos bichos da seda já nasceram.
Temos pequenas lagartinhas filhas dos bichos da seda brancos do ano passado e lagartinhas filhas dos bichos da seda com riscas. vamos deixá-los em caixas separadas para vermos se saem aos pais. Vejam os posts do ano passadohttp://eb1-aldeia-futuro.blogspot.com/2008/05/quantas-patas-tm-os-bichos-da-seda.html , http://eb1-aldeia-futuro.blogspot.com/2008/05/os-bichos-da-seda-brancos-e-com-riscas.html e http://eb1-aldeia-futuro.blogspot.com/2008/06/j-temos-borboletas-de-bichos-da-seda.html

segunda-feira, 16 de março de 2009

O Encontro do dia 13

No dia 13 de Março vieram cá outras EB1/JI passar o dia connosco.
Hoje estivemos a fazer a avaliação do dia. Os alunos gostaram de tudo (não gostaram apenas de uma malandrice ou outra) mas a maioria gostou sobretudo dos jogos e das experiências. De qualquer forma, todas as outras actividades(leitura,biscoitos, piquenique, apresentação de trabalhos) foram também preferidas por alguém.
Também os organizadores ficaram assim satisfeitos !
Obrigada às ´professoras Esperança e Fátima que nos vieram dar uma ajuda preciosa e também à Junta de Freguesia de Grândola que possibilitou que a organização e orientação dos jogos fosse feita pelo Nuno e pela Teresa (e a eles próprios, claro!). A acrescentar diremos que tudo isto só foi possível com o apoio da Câmara Municipal de Grândola que tornou possível a deslocação de todas as 65 crianças visitantes e respectivos docentes e auxiliares.
Um também obrigado muito especial às Paulas, Mari e Lúcia da Aldeia do Futuro, assim como à D.Beatriz e à padaria local que nos cozeu todos os biscoitos.
Obrigada também a ti, Bé !
E obrigada a todas as crianças e outros participantes que tão bem colaboraram!

Quero ainda acrescentar que este dia foi organizado no âmbito do Projecto das Escolas Rurais. É que apesar de já terem encerrado várias escolas rurais neste Concelho as que restam ainda se movimentam e dinamizam!
Para o ano cá vos esperaremos para mais um Dia de trabalho Diferente!

quinta-feira, 12 de março de 2009

Amanhã temos companhia

Amanhã vamos ter muita companhia cá na escola.
Normalmente, somos 22 alunos do 1º CEB e 20 do Pré-Escolar.
Amanhã serão 57 do Pré Escolar e 50 do 1ª CEB de 3 EB1/JI diferentes.
De manhã, em grupos, vamos fazer jogos, biscoitos, experiências e leitura.
Ao almoço fazemos pic-nic.
À tarde, cada turma vai apresentar trabalhos.
Vai ser um bom dia!...

quarta-feira, 4 de março de 2009

"A Menina Gotinha de Água"







Há já algum tempo que andamos a ler "A Menina Gotinha de Água" de Papiniano Carlos.
Tivemos 7 exemplares disponíveis.
Primeiro os alunos, à vez, leram o livro em casa (sozinhos ou com a família).
Depois lemo-lo na escola, um pouco de cada vez.
Em seguida, seleccionei parte do texto, copiei-o para alunos do 2º e 3º anos e discutimos, analisámos, procurámos ritmos, rimas, imagens, sequências ...
Agora andamos a treinar a canção final em versão hip-hop para apresentarmos às outras escolas que nos vêm visitar no dia 13 de Março em mais um Encontro do Projecto das Escolas Rurais.
Hoje todos (a pares ou individulamente) fizeram o resumo e/ou banda desenhada do poema (o resumo apenas era obrigatório para 2º e 3º ano).
Por fim, todos desenharam a sua versão da Menina Gotinha de Água, vestida de esmeralda e luar.
Votámos no melhor e ganhou a versão da Constança (1º ano), a nossa desenhadora especial. As restantes imagens de cima ficaram até ao 4º lugar.
Em baixo publicam-se também as dos outros colegas porque, cada uma à sua maneira, todas ficaram giras:



terça-feira, 3 de março de 2009

Palavras com f

Hoje os miúdos do 1º ano estiveram a fazer palavras cruzadas com "f".
Todos os alunos que fizeram o 1º ano nesta escola já as tinham feito e reconheceram o trabalho.

As palavras eram :
fio foca figo fogão fada feto faca fato favo telefone café faneca fumo afia fava fogo telefonia fivela fita

Pedi-lhes para construirem um texto com o máximo de palavras possível. Alguns conseguiram usar todas através da sua imaginação e alguns estratagemas.

Seguem-se alguns exemplos:

CATARINA (3ªano) Era uma vez uma foca que estava a procura de comida para comer e encontrou uma fava mas a fava estava ao pé de um tubarão que estava a tentar comer uma faneca e a fava mas a foca tinha uma faca e mandou-a ao tubarão mas acertou na faneca e o tubarão ouviu e foi atrás da foca e a foca saiu da água e foi dar um passeio pela cidade e encontrou uma casa que estava com fogo e fumo e parecia um fogão muito quente e foi falar ao telefone com um bombeiro e depois o bombeiro apagou o fogo e o fumo. depois encontrou um um fato, uma fita, uma fivela, um fio, um figo, uma fada, um feto, um favo, um afia re uma telefonia e depois foi a um café e viveu feliz para sempre.

Hugo (3º ano)
Era uma vez uma fada que tinha um afia para afiar uma folha de feto para a poção do mágico .
O mágico estava a cozer o figo no fogão mas o fogão avariou-se e teve que cozer no fogo.
Depois quando a fada chegou com a folha de feto afida o mágico pôs o figo e a folha de feto afiada no caldeirão e disse à fada:
- Vais buscar-me uma faca,um favo,uma fava,uma fita,uma fivela,uma faneca,fósforos para acender o fogo para fazer fumo, um fio de telefonia,um telefone para telefonar à lavandaria,
um café de lava para pôr na poção e o meu fato de mágico.
Quando a fada voltou com as coisas o mágico pode logo fazer a poção no caldeirão negro das bruxas,depois o mágico transformou a fada num cavalo voador dourado e foi dar a poção aos mortos bons e foi matar todos os ladrões do universo.
Depois foi comunicar que tinha matado todos os ladrões do universo e que salvou o universo do perigo e foi para a sua casa.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

O porquê de agora não termos tempo !

A turma da EB1 de Aldeia do Futuro iniciou o ano lectivo com 18 alunos:

9 alunos matriculados no 3º ano, dos quais:
. dois alunos são abrangidos pelo decreto-lei 3/2008, devido ao facto de serem portadoras de deficiência auditiva;
. uma criança para a qual o ano passado foi solicitada observação psicológica e que continua em processo de observação médica e de terapia da fala para averiguação sobre eventuais deficit de atenção/dislexia .

4 alunos matriculados no 2º ano;

5 matriculados no 1º ano, uma das quais merecedora de especial atenção devido ao facto de ter perdido recentemente ambos os pais num acidente de viação.

Apesar da situação de trabalho ser complexa devido à existência de três anos de escolaridade era possível desenvolver um trabalho específico para cada ano e ao mesmo tempo apoiar individualmente ou em pequeno grupo alunos com dificuldades específicas num ou noutro conteúdo ou área.
Acrescento que os alunos com NEE tinham tal como ainda têm o apoio do professor de Ensino Especial duas manhãs por semana e 45 min semanais individualmente com o terapeuta da fala.

Em Outubro, veio uma nova aluna inicialmente matriculada no 2º ano na EB1 das Ameiras mas que deixou de a poder frequentar por os pais não a poderem transportar e por não haver circuito de transporte escolar para lá.

Ficaram 19 alunos.
Desde logo chamei a atenção para a dificuldade de ter mais alunos e de se ir exceder o limite de alunos em escola de lugar único.
A aluna em causa demonstrava ritmo de trabalho extraordinariamente lento e um nível de leitura muito abaixo dos seus colegas de ano.


No início de Dezembro, veio mais um aluno para o 1º ano, brasileiro de 9 anos de idade com duas repetências no seu país de origem.

Ficaram 20 alunos.
Novamente referi o já existente excesso de alunos para uma turma de escola de lugar único e a cada vez maior dificuldade em desenvolver trabalho diferenciado e em apoiar os alunos individualmente por forma a ultrapassarem as suas dificuldades.


Já em Fevereiro ingressaram nesta escola mais 2 alunos, irmãos, um do 2º e um do 3º anos, oriundos de uma família constituída pela mãe e 6 filhos apoiada pela CPCJ e alojada transitoriamente em casa de uma irmã da mãe que é a Encarregada de Educação das 4 crianças em idade escolar.

Mais uma vez referi ser impossível com os anos de escolaridade em presença e com o já duplo excesso de alunos (4 relativamente à existência de 3 anos de escolaridade e 2 relativamente aos 20 para turmas com crianças com NEE) desenvolver um trabalho de qualidade, respeitando as especificidades e as necessidades individuais dos diversos alunos.

Acrescento que estas últimas crianças revelam dificuldades ao nível da atenção, da concentração e da vontade de trabalhar, bem como deficiências ao nível ortográfico e da escrita organizada de textos. Revelam-se igualmente crianças carentes de afecto e atenção necessitando de reforço e apoio individuais constantes.

Actualmente, não é possível corrigir trabalhos, controlar aprendizagens, programar, preparar aulas e materiais e apoiar alunos (academicamente e não só) de forma satisfatória.

Considero que todos estes alunos merecem um melhor atendimento do sistema educativo e que para se garantir o ensino e, principalmente, a aprendizagem e o desenvolvimento das competências necessárias a uma continuação com sucesso da escolaridade de todas estas crianças será necessário reforçar a equipa pedagógica desta escola e o apoio prestado pelo professor. Tal só será possível com um outro docente na sala em período nunca inferior a uma hora diária.


Chamo por isso a atenção para a necessidade urgente de o fazer sob pena de se comprometer a adaptação de uns e a preparação académica de todos.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

O DIA DE HOJE

Hoje o dia está :
solarengo, bonito, lindo, maravilhoso .

Que belo dia !
O sol está brilhante!
O céu está limpo e azulinho !

Apetece estar na rua a apanhar ar...





Nós fomos

. ver as nossas faveiras
que fazem hoje três meses de semeadas.
Estão crescidas mas tinham os caules moles porque tinham sede.
As favas que semeámos em areia estão mais baixas (50 cm) e têm as folhas mais pequenas;
As favas que semeámos em terra estão mais altas (60cm) e têm as folhas maiores.
Todas as faveiras têm flores.
Pusemos os vasos junto ao muro da escola para apanharem sol.









. ver os nossos pinheiros .
Alguns pinheiros bravos fazem hoje exactamente 1 ano de idade.
Mudámos três para vasos.












Abrimos a caixa do ciclo da água e levámo-la para a rua porque as plantas precisam de ar e de apanhar luz. Estão altas mas fraquinhas...
O ciclo da água dentro da caixa acabou porque deixámos a caixa aberta.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Agradecemos mas, para já ...


Agradecemos a quem nos nomeou para mais um prémio, mas para já não daremos continuidade ao que isso implica por manifesta falta de tempo. Quando nos for mais possível explicaremos porquê...

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Hoje fomos à Biblioteca Municipal


Hoje, pela primeira vez neste ano lectivo, fomos à Biblioteca Municipal de Grândola.
Quando chegámos à escola cada um registou o título do livro que requisitou e fez o registo da visita : em texto e em desenho.
A Constança do 1º ano estava inspirada.
Escreveu em linha curva e desenhou uma boca dentro. É que a boca está a falar !
Reparem porque vale a pena !

o nosso ciclo da água 3. Já chove!


As plantas estão a crescer, a água do copo está a subir e está a chover.
A caixa está embaciada e a tampa tem gotas de água.
O nosso ciclo da água está a ficar muito giro.
(Beatriz Mário)