Eu fui ver as vacas
Eu hoje estive a ver as vacas, os bois e os vitelos na quinta do senhor Avelino.
Foi um dia muito divertido, comi amoras que eram deliciosas, fiquei a saber que as vacas comem milho e trouxe para casa uns limões muito lindos.
Foi uma tarde maravilhosa.
Tiago. (1ºano)
AS VACAS
NOS FOMOS VER AS VACAS DO SENHOR REINALDO.
VIMOS AS VACAS, VITELOS, NOVILHOS.
A PANHAMOS AS AMORAS E LIMÕES.Ruben
A visita.......
Hoje quarta-feira, 20 de Maio de 2009 (à tarde) nós fomos a uma vacaria, e o senhor Mário mostrou-nos as suas vacas. Fizemos perguntas ao senhor e ele respondeu-nos a todas.
Havia vacas amareladas e vacas escuras e também havia um boi cego preso com outro boi a fazer-lhe companhia.
O senhor Mário ofereceu-nos amoras e limões e também nos deu amêndoas.
Ricardo 20-05-09
A visita às vacas
Nós hoje fomos ver as vacas. O senhor Mário respondeu–nos às perguntas sobre as vacas. Depois fomos ver as vacas e estavam lá uma vaca cega. O senhor Mário pôs lá farinha feita com aveia, trigo, maçarocas, cereais. Depois os outros foram ver os vitelos e eu e a Jéssica ficamos ao pé da Lúcia no pavilhão porque tínhamos medo. Passado um tempo os outros entraram no pavilhão a dizer-nos que tinham gostado muito de ir. A Rita Inácio não gostou de ir tinha também medo como nós. Os outros depois saíram outra vez do pavilhão mas eu e a Jéssica e a Rita Inácio. Passado algum tempo outros vieram outra vez para dentro do pavilhão com amoras e limões. Depois viemos para a escola.
Luana (2º) 20-05-09
A visita às vacas.
Hoje dia 20 de Maio de 2009 fomos ver as vacas e os bois.
Antes de irmos tínhamos inventado perguntas para fazermos ao senhor.
A Luana e a Jéssica tiveram medo das vacas, e de um boi que era cego e dos vitelos.
Eu aprendi algumas coisas:
As vacas a partir dos 3 anos de idades já podem criar e têm 1 filho por ano.
Também aprendi que ficam prenhas durante 9 meses. Os novilhos vão para o matadouro com 700 800 kg e as vitelas vão com 400 500 kg.
Eu gostei muito desta visita.
(Ana Rita 2º ano – 20p-05-2009.)
OS VITELOS
Primeiro fizemos perguntas, vimos uma vaca cega mas estava uma vaca a acompanhá-la e era boa como se fosse o seu guia.
Quando virei-me para o outro lado vi muitas vacas a comer farinha para as vacas.
Vimos 3 vitelos e vacas e alguns bois também.
Fomos apanhar amoras ,limões e outro fruto que não me lembro do nome.
Quando entrei vi um monte de palha , mas não sei porque as vacas estavam a comer farinha e não palha.
Quando apanhámos as amoras não se podia apanhar as vermelhas pois essas ainda não estão boas e não se podia tocar na camisola dos outros por causa que largava nódoas e não se dava tirado ,mas houve um menino que ficou com uma nódoa .
A professora não podia ir a pé porque aleijou-se e foi de carro.
Depois voltámos para a escola quase às 4 horas.
Foi uma tarde muito agradável gostei muito pois na minha terra, que é a Madeira, não tenho o prazer de estar desta forma em contacto com a natureza.
Laura (2º ano) e sua mãe
Nós hoje fomos ver as vacas
Nós hoje fomos ver as vacas e vitelos no casão do srº Reinaldo. Eram 80 vacas e vitelos. Eu, a Luana e a Jéssica tivemos medo. Eu tive medo do muuuuuuuu . A Luana e a Jéssica não sei do que elas tiveram medo.
Rita I. (1ºano)
A visita às vacas
Nós, dia 20 de Maio, fomos fazer perguntas ao senhor Mário sobre vacas, novilhos, etc. Vimos que um boi era cego dos dois olhos.
O senhor Mário foi buscar o carrinho com a farinha (rações), pôs a farinha nos comedouros, e chamou as vacas para irem comer.
Fomos também ver as vacas todas de perto. Para lá dos pinheiros e dos eucaliptos, vimos as vacas, já mães com os seus filhotes. A seguir fomos apanhar amoras e limões! Depois fomos para casa!
Hugo 21/05/2009 (3ºano)
A VISITA ÀS VACAS
Hoje dia 20 fomos ver as vacas. Primeiro fizemos as perguntas depois vimos 2 bois e um era cego. Depois vimos mais bois. Fomos para onde havia 1 boi e 3 vitelos e o resto era vacas. O senhor Mário disse que havia 2 parques 1 com 20 vacas e outro com 60 vacas.
A pergunta que eu e o Hugo fizemos foi: Quanto pesa um novilho quanto vai para abate? E o senhor Mário disse que os machos pesavam:800 a 900kg e as fêmeas 400 a 500kg.
A Luana e a Jéssica não viram nada porque tinham medo das vacas.
Fomos comer amoras e limões.
ALEXANDRE PEREIRA (3ºANO) 20-05-2009
A visita foi muito interessante porque aprendi que as vacas estão 9 meses prenhas, que as vacas mais velhas pesam 400 ou 500 kg e que os bois pesam 800 ou 900 kg e que há várias espécies de vacas.
Beatriz
Nós, hoje dia 20 de Maio de 2009, fomos ver as vacas e estava lá um boi cego, comemos amoras e limões. Artur
As Vacas
Eu fui ver as vacas ao monte do Sr. Reinaldo. E vi uma vaca cega e depois vi um boi preto.
Vi 3 vitelos e vi uma vaca cm cornos e depois comemos amoras e depois fomos apanhar limões e depois fomos embora.
ALEXANDRE José (3ºANO)
`AS vacas’
Hoje dia 20 fomos ver as vacas e fizemos perguntas ao senhor. Vimos um boi adulto que nasceu cego e vacas ao pé dos vitelos. E fomos comer amoras. Gostei de ir ver as vacas.
Bruna (3º ano)
A visita as vacas
Nós hoje fomos ver as vacas e fizemos perguntas aos senhores e eles souberam responder.
Comemos amoras e eu tive com medo das vacas e a Luana também. Eu comi amoras e apanhei limões para a minha mãe. A Rita I. e o Alexandre P. e outros comeram o limão.
Jéssica 20/5/2009 (2ºano)
As vacas
Nós hoje dia 20 de Maio fomos ver as vacas e a depois fomos ver os vitelos e eu vi um boi ou era uma vaca com cornos afiados e a seguir fomos comer amoras e depois fomos apanhar limões e a seguir fomos embora para a escola.
Miguel (2 º ano)
quinta-feira, 21 de maio de 2009
sexta-feira, 15 de maio de 2009
Para a semana
Na próxima semana vamos visitar uma exploração pecuária a 200 m da escola.
Queremos ver os animais e saber várias coisas sobre o gado bovino.
Já fizemos o levantamento de várias questões. Depois dizemos quais.
Também vamos começar a desenhar rosáceas e outros desenhos com compasso no chão exterior para o enfeitarmos, tornarmos a nossa escola mais bonita e também para mostrarmos a quem passa na rua as nossas habilidades.
Queremos ver os animais e saber várias coisas sobre o gado bovino.
Já fizemos o levantamento de várias questões. Depois dizemos quais.
Também vamos começar a desenhar rosáceas e outros desenhos com compasso no chão exterior para o enfeitarmos, tornarmos a nossa escola mais bonita e também para mostrarmos a quem passa na rua as nossas habilidades.
Hoje pesámo-nos e medimo-nos
Hoje pesámo-nos e medimo-nos.
Comparámos os resultados com os registos de Setembro de 2008.
CONCLUSÕES:
Alturas
Todos os alunos cresceram desde Setembro 2008 (não sabemos se a Laura e o Pablo cresceram porque não estavam cá em Setembro).
Uns cresceram 2cm ( Rita I., Miguel,Alexandre P. e Jéssica) ,
outros 3 cm (Beatriz,Ana Rita,Ruben.,Catarina, Constança, Bruna e Joana )
e outros 4 cm ( Luana, Artur, Alexandre J.,Hugo,Mário,Ricardo e Tiago).
Pesos
Alguns alunos não aumentaram de peso provavelmente porque não comem nada de jeito.
A Beatriz emagreceu 0,5 Kg.
O Tiago não aumentou mas ainda bem porque tem 7 anos e já pesa 43 Kg.
O Mário aumentou 5Kg o que é mau porque já tinha peso a mais.
Comparámos os resultados com os registos de Setembro de 2008.
CONCLUSÕES:
Alturas
Todos os alunos cresceram desde Setembro 2008 (não sabemos se a Laura e o Pablo cresceram porque não estavam cá em Setembro).
Uns cresceram 2cm ( Rita I., Miguel,Alexandre P. e Jéssica) ,
outros 3 cm (Beatriz,Ana Rita,Ruben.,Catarina, Constança, Bruna e Joana )
e outros 4 cm ( Luana, Artur, Alexandre J.,Hugo,Mário,Ricardo e Tiago).
todos juntos crescemos 57cm.
Pesos
Alguns alunos não aumentaram de peso provavelmente porque não comem nada de jeito.
A Beatriz emagreceu 0,5 Kg.
O Tiago não aumentou mas ainda bem porque tem 7 anos e já pesa 43 Kg.
O Mário aumentou 5Kg o que é mau porque já tinha peso a mais.
quinta-feira, 14 de maio de 2009
Exposição "Dias da Longa Noite"
Nós hoje, dia 14 de Maio, fomos à Biblioteca Municipal de Grândola ver a exposição" Dias da Longa noite."
Vimos objectos de antes do 25 de Abril de 1974 e como eram:
- uma escola
- uma sala de estar
- um café
- os brinquedos
- a televisão
- uma Vespa, etc.
Aprendemos que, na escola:
- tinha que se estar sentado direito e com atenção ou então levava-se reguadas;
-as mesas e as cadeiras eram carteiras com o tampo inclinado, pregadas ao chão e davam para dois meninos;
- as canetas eram de aparo;
- nas carteiras havia tinteiros para molhar o aparo da caneta;
- toda a gente tinha de usar bata
- os livros diziam 1ª classe, 2ª classe, 3ª classe e eram pouco coloridos.
- rezavasse na escola;
Ao sábado, os meninos, a partir dos 7 anos, usavam a farda da Mocidade Portuguesa e faziam exercício físico ; as meninas só usavam farda a partir dos 14 anos e aprendiam a comportar-se bem, a cozinhar, a bordar e como deviam gastar o dinheiro em casa .
Também aprendemos que
- como não havia muito dinheiro as crianças faziam os seus brinquedos e os sofas eram só para os ricos ;
- a televisão só tinha o 1º canal ;
- as máquinas registadoras não faziam contas;
- os namorados nao podiam andar de mão dada na rua nem dar beijinhos;
- não se podia usar calças de ganga e as meninas tinham que usar a saia um palmo abaixo do joelhos;
- não se podiam juntar mais do que 3 pessoas na rua;
- os homens eram mais livres do que as mulheres;
- todos os rapazes com 18 anos eram obrigados a ir à tropa e muitos deles eram mandados para a guerra em Angola , Guiné e Moçambique. Muitos deles fugiam para o estrangeiro porque não queriam ir á guerra.
Vimos objectos de antes do 25 de Abril de 1974 e como eram:
- uma escola
- uma sala de estar
- um café
- os brinquedos
- a televisão
- uma Vespa, etc.
Aprendemos que, na escola:
- tinha que se estar sentado direito e com atenção ou então levava-se reguadas;
-as mesas e as cadeiras eram carteiras com o tampo inclinado, pregadas ao chão e davam para dois meninos;
- as canetas eram de aparo;
- nas carteiras havia tinteiros para molhar o aparo da caneta;
- toda a gente tinha de usar bata
- os livros diziam 1ª classe, 2ª classe, 3ª classe e eram pouco coloridos.
- rezavasse na escola;
Ao sábado, os meninos, a partir dos 7 anos, usavam a farda da Mocidade Portuguesa e faziam exercício físico ; as meninas só usavam farda a partir dos 14 anos e aprendiam a comportar-se bem, a cozinhar, a bordar e como deviam gastar o dinheiro em casa .
Também aprendemos que
- como não havia muito dinheiro as crianças faziam os seus brinquedos e os sofas eram só para os ricos ;
- a televisão só tinha o 1º canal ;
- as máquinas registadoras não faziam contas;
- os namorados nao podiam andar de mão dada na rua nem dar beijinhos;
- não se podia usar calças de ganga e as meninas tinham que usar a saia um palmo abaixo do joelhos;
- não se podiam juntar mais do que 3 pessoas na rua;
- os homens eram mais livres do que as mulheres;
- todos os rapazes com 18 anos eram obrigados a ir à tropa e muitos deles eram mandados para a guerra em Angola , Guiné e Moçambique. Muitos deles fugiam para o estrangeiro porque não queriam ir á guerra.
quinta-feira, 7 de maio de 2009
As perguntas sobre a tosquia
Já estão compiladas as perguntas que os alunos elaboraram sobre a tosquia.
Agora vamos ver quem consegue responder.
Aqui vão elas :
1. Por que é que algumas ovelhas são pretas ?
2.Por que é que as ovelhas cheiram mal?
3.Por que é que as ovelhas não vão à casa de banho?
4.Por que é que as ovelhas fazem cocó e xixi?
5.Por que é que as ovelhas têm a lã gordurosa?
6.Quando pesa uma ovelha ou duas ovelhas?
7.Por que é que uma ovelha tinha uma bolha no pescoço?
8.Por que é que as ovelhas têm que ser tosquiadas na Primavera’?
9.Por que é que as ovelhas se enervam quando vão ser tosquiadas?
10.Por que é que os senhores deitam as ovelhas ao chão e por que é que elas não se aleijam?
11.Por que é que as ovelhas pequeninas (borregos) não estão ao pé das mães?
12.Por que é que , às vezes, quando as ovelhas são tosquiadas ficam com feridas?
13.Por que é que a máquina faz feridas?
14.Por que é que quando as ovelhas estão feridas se põe um spray azul?
15.Por que é que os senhores dão um nó num cordel por cada ovelha que tosquiam?
16.Por que é que a Luana e a Jéssica tiveram medo das ovelhas?
17.Por que é que os senhores vão sempre meter a lã num monte ?
18.Para que serve a lã das ovelhas?
ESTAS SÃO DA PROFESSORA
19.Por que é que ano passado, na quinta do Ti Floriano, as ovelhas foram tosquiadas no dia 1 de Abril e este ano a tosquia foi no dia 5 de Maio?
20.Quanto recebe cada tosquiador por cada ovelha tosquiada?
Agora vamos ver quem consegue responder.
Aqui vão elas :
1. Por que é que algumas ovelhas são pretas ?
2.Por que é que as ovelhas cheiram mal?
3.Por que é que as ovelhas não vão à casa de banho?
4.Por que é que as ovelhas fazem cocó e xixi?
5.Por que é que as ovelhas têm a lã gordurosa?
6.Quando pesa uma ovelha ou duas ovelhas?
7.Por que é que uma ovelha tinha uma bolha no pescoço?
8.Por que é que as ovelhas têm que ser tosquiadas na Primavera’?
9.Por que é que as ovelhas se enervam quando vão ser tosquiadas?
10.Por que é que os senhores deitam as ovelhas ao chão e por que é que elas não se aleijam?
11.Por que é que as ovelhas pequeninas (borregos) não estão ao pé das mães?
12.Por que é que , às vezes, quando as ovelhas são tosquiadas ficam com feridas?
13.Por que é que a máquina faz feridas?
14.Por que é que quando as ovelhas estão feridas se põe um spray azul?
15.Por que é que os senhores dão um nó num cordel por cada ovelha que tosquiam?
16.Por que é que a Luana e a Jéssica tiveram medo das ovelhas?
17.Por que é que os senhores vão sempre meter a lã num monte ?
18.Para que serve a lã das ovelhas?
ESTAS SÃO DA PROFESSORA
19.Por que é que ano passado, na quinta do Ti Floriano, as ovelhas foram tosquiadas no dia 1 de Abril e este ano a tosquia foi no dia 5 de Maio?
20.Quanto recebe cada tosquiador por cada ovelha tosquiada?
Ser Feliz em Segurança
Hoje à tarde tivemos a presença da equipa da GNR da Escola Segura. O tema era a segurança. Vimos um dvd "Ser Feliz em Segurança", conversámos, tirámos dúvidas. As crianças estiveram interessadas, foram bastante participativas e reflectiram/aprenderam sobre como aumentar a sua segurança.
Depois de os senhores da GNR terem saído, no tempo de Apoio ao Estudo, estivemos a fazer um jogo que nos deixaram sobre segurança rodoviária. Parecia muito simples mas, de facto, era um pouco difícil. Os alunos resolveram as questões a pares e deixámos algumas para resolverem com as famílias.
Saímos cansados mas com o sentimento de uma boa tarde de aprendizagem...
Amanhã tratamos das conclusões!
Depois de os senhores da GNR terem saído, no tempo de Apoio ao Estudo, estivemos a fazer um jogo que nos deixaram sobre segurança rodoviária. Parecia muito simples mas, de facto, era um pouco difícil. Os alunos resolveram as questões a pares e deixámos algumas para resolverem com as famílias.
Saímos cansados mas com o sentimento de uma boa tarde de aprendizagem...
Amanhã tratamos das conclusões!
terça-feira, 5 de maio de 2009
A TOSQUIA 2009
HOJE À TARDE FOMOS MAIS UMA VEZ VER A TOSQUIA DAS OVELHAS.
O ANO PASSADO ESTIVEMOS MUITOS DIAS A TRABALHAR O ASSUNTO, MAS ESTE ANO NÃO VAMOS ESTAR.
No entanto, as crianças vão elaborar perguntas escritas sobre o assunto e depois vão encontrar as respostas.
PARA JÁ AQUI SEGUEM AS OPINIÕES DOS ALUNOS SOBRE A VISITA:
Era bonito e espectacular! Alexandre j.
Gostei de ir à tosquia com os meus colegas e com a professora,
mas adorei quando as ovelhas punham a lingua de fora para mim,
e quando diziam mé mééééééééééé!(Beatriz)
Eu gostei muito de ir à tosquia e de ver todas aquelas lindas ovelhas gigantescas. Adorei mesmo!!!!!.(Ricardo)
Eu acho que foi muito giro e engraçado.Mário
Gostei porque achei piada quando os senhores estavam tosquiar as ovelhas. Laura
Eu gostei de ir ver a tosquia porque é giro e as ovelhas ficam bonitas. Ana Rita r
Eu gostei muito da tosquia porque há ovelhas. Rita I.
Eu gostei das ovelhas que andavam em cima umas das outras. Ruben
O ANO PASSADO ESTIVEMOS MUITOS DIAS A TRABALHAR O ASSUNTO, MAS ESTE ANO NÃO VAMOS ESTAR.
No entanto, as crianças vão elaborar perguntas escritas sobre o assunto e depois vão encontrar as respostas.
PARA JÁ AQUI SEGUEM AS OPINIÕES DOS ALUNOS SOBRE A VISITA:
Era bonito e espectacular! Alexandre j.
Gostei de ir à tosquia com os meus colegas e com a professora,
mas adorei quando as ovelhas punham a lingua de fora para mim,
e quando diziam mé mééééééééééé!(Beatriz)
Eu gostei muito de ir à tosquia e de ver todas aquelas lindas ovelhas gigantescas. Adorei mesmo!!!!!.(Ricardo)
Eu acho que foi muito giro e engraçado.Mário
Gostei porque achei piada quando os senhores estavam tosquiar as ovelhas. Laura
Eu gostei de ir ver a tosquia porque é giro e as ovelhas ficam bonitas. Ana Rita r
Eu gostei muito da tosquia porque há ovelhas. Rita I.
Eu gostei das ovelhas que andavam em cima umas das outras. Ruben
A SOMBRA DE UMA CANA 3
A SOMBRA DE UMA CANA 2
Ontem estivemos a marcar as sombras de uma cana de hora a hora. Começámos às 9h e acabámos às 17h. A nossa Lúcia esqueceu-se de marcar a das 18h mas marcou a das 19h.
Ontem já tínhamos medido algumas sombras e hoje medimos as restantes.
Comparámos as medidas e tirámos as seguintes conclusões:
A sombra das 12h é igual à sombra das 15 h.
A sombra das 10h é igual à sombra das 17h.
A sombra das 19h é igual a 2x a sombra das 9h. É o dobro.
A sombra das 9h é metade da sombra das 19h.
As sombras das 13h e das 14h são as mais pequenas e são quase iguais.
A soma das sombras das 13horas e das 14horas é igual à das 16horas. (24+25=49)
A sombra das 11h é só 2 cm maior do que a das 16h.
Ontem os alunos do 1º ano fizeram estes espectaculares registos em desenho.

Os do 3º ano começaram ontem a registar o tamanho das sombras à escala 1:10 (cada decímetro de sombra verdadeira corresponde a 1 cm no papel) e acabaram hoje.

Hoje, os do 2º ano também registaram na mesma escala mas foram orientados pela professora.
Ontem já tínhamos medido algumas sombras e hoje medimos as restantes.
Comparámos as medidas e tirámos as seguintes conclusões:
A sombra das 12h é igual à sombra das 15 h.
A sombra das 10h é igual à sombra das 17h.
A sombra das 19h é igual a 2x a sombra das 9h. É o dobro.
A sombra das 9h é metade da sombra das 19h.
As sombras das 13h e das 14h são as mais pequenas e são quase iguais.
A soma das sombras das 13horas e das 14horas é igual à das 16horas. (24+25=49)
A sombra das 11h é só 2 cm maior do que a das 16h.
Ontem os alunos do 1º ano fizeram estes espectaculares registos em desenho.
Os do 3º ano começaram ontem a registar o tamanho das sombras à escala 1:10 (cada decímetro de sombra verdadeira corresponde a 1 cm no papel) e acabaram hoje.
Hoje, os do 2º ano também registaram na mesma escala mas foram orientados pela professora.
segunda-feira, 4 de maio de 2009
Subscrever:
Mensagens (Atom)