Sejam benvindos ao nosso blog!

Visitem-nos e não se inibam de deixar um comentário. Gostamos de ter notícias!

quinta-feira, 21 de maio de 2009

A visita a uma exploração pecuária

Eu fui ver as vacas

Eu hoje estive a ver as vacas, os bois e os vitelos na quinta do senhor Avelino.
Foi um dia muito divertido, comi amoras que eram deliciosas, fiquei a saber que as vacas comem milho e trouxe para casa uns limões muito lindos.
Foi uma tarde maravilhosa.
Tiago. (1ºano)


AS VACAS
NOS FOMOS VER AS VACAS DO SENHOR REINALDO.
VIMOS AS VACAS, VITELOS, NOVILHOS.
A PANHAMOS AS AMORAS E LIMÕES.Ruben


A visita.......
Hoje quarta-feira, 20 de Maio de 2009 (à tarde) nós fomos a uma vacaria, e o senhor Mário mostrou-nos as suas vacas. Fizemos perguntas ao senhor e ele respondeu-nos a todas.
Havia vacas amareladas e vacas escuras e também havia um boi cego preso com outro boi a fazer-lhe companhia.
O senhor Mário ofereceu-nos amoras e limões e também nos deu amêndoas.
Ricardo 20-05-09


A visita às vacas

Nós hoje fomos ver as vacas. O senhor Mário respondeu–nos às perguntas sobre as vacas. Depois fomos ver as vacas e estavam lá uma vaca cega. O senhor Mário pôs lá farinha feita com aveia, trigo, maçarocas, cereais. Depois os outros foram ver os vitelos e eu e a Jéssica ficamos ao pé da Lúcia no pavilhão porque tínhamos medo. Passado um tempo os outros entraram no pavilhão a dizer-nos que tinham gostado muito de ir. A Rita Inácio não gostou de ir tinha também medo como nós. Os outros depois saíram outra vez do pavilhão mas eu e a Jéssica e a Rita Inácio. Passado algum tempo outros vieram outra vez para dentro do pavilhão com amoras e limões. Depois viemos para a escola.
Luana (2º) 20-05-09

A visita às vacas.
Hoje dia 20 de Maio de 2009 fomos ver as vacas e os bois.
Antes de irmos tínhamos inventado perguntas para fazermos ao senhor.
A Luana e a Jéssica tiveram medo das vacas, e de um boi que era cego e dos vitelos.
Eu aprendi algumas coisas:
As vacas a partir dos 3 anos de idades já podem criar e têm 1 filho por ano.
Também aprendi que ficam prenhas durante 9 meses. Os novilhos vão para o matadouro com 700 800 kg e as vitelas vão com 400 500 kg.
Eu gostei muito desta visita.
(Ana Rita 2º ano – 20p-05-2009.)

OS VITELOS
Primeiro fizemos perguntas, vimos uma vaca cega mas estava uma vaca a acompanhá-la e era boa como se fosse o seu guia.
Quando virei-me para o outro lado vi muitas vacas a comer farinha para as vacas.
Vimos 3 vitelos e vacas e alguns bois também.
Fomos apanhar amoras ,limões e outro fruto que não me lembro do nome.
Quando entrei vi um monte de palha , mas não sei porque as vacas estavam a comer farinha e não palha.
Quando apanhámos as amoras não se podia apanhar as vermelhas pois essas ainda não estão boas e não se podia tocar na camisola dos outros por causa que largava nódoas e não se dava tirado ,mas houve um menino que ficou com uma nódoa .
A professora não podia ir a pé porque aleijou-se e foi de carro.
Depois voltámos para a escola quase às 4 horas.
Foi uma tarde muito agradável gostei muito pois na minha terra, que é a Madeira, não tenho o prazer de estar desta forma em contacto com a natureza.
Laura (2º ano) e sua mãe

Nós hoje fomos ver as vacas

Nós hoje fomos ver as vacas e vitelos no casão do srº Reinaldo. Eram 80 vacas e vitelos. Eu, a Luana e a Jéssica tivemos medo. Eu tive medo do muuuuuuuu . A Luana e a Jéssica não sei do que elas tiveram medo.
Rita I. (1ºano)

A visita às vacas
Nós, dia 20 de Maio, fomos fazer perguntas ao senhor Mário sobre vacas, novilhos, etc. Vimos que um boi era cego dos dois olhos.
O senhor Mário foi buscar o carrinho com a farinha (rações), pôs a farinha nos comedouros, e chamou as vacas para irem comer.
Fomos também ver as vacas todas de perto. Para lá dos pinheiros e dos eucaliptos, vimos as vacas, já mães com os seus filhotes. A seguir fomos apanhar amoras e limões! Depois fomos para casa!
Hugo 21/05/2009 (3ºano)

A VISITA ÀS VACAS

Hoje dia 20 fomos ver as vacas. Primeiro fizemos as perguntas depois vimos 2 bois e um era cego. Depois vimos mais bois. Fomos para onde havia 1 boi e 3 vitelos e o resto era vacas. O senhor Mário disse que havia 2 parques 1 com 20 vacas e outro com 60 vacas.
A pergunta que eu e o Hugo fizemos foi: Quanto pesa um novilho quanto vai para abate? E o senhor Mário disse que os machos pesavam:800 a 900kg e as fêmeas 400 a 500kg.
A Luana e a Jéssica não viram nada porque tinham medo das vacas.
Fomos comer amoras e limões.
ALEXANDRE PEREIRA (3ºANO) 20-05-2009


A visita foi muito interessante porque aprendi que as vacas estão 9 meses prenhas, que as vacas mais velhas pesam 400 ou 500 kg e que os bois pesam 800 ou 900 kg e que há várias espécies de vacas.
Beatriz

Nós, hoje dia 20 de Maio de 2009, fomos ver as vacas e estava lá um boi cego, comemos amoras e limões. Artur

As Vacas
Eu fui ver as vacas ao monte do Sr. Reinaldo. E vi uma vaca cega e depois vi um boi preto.
Vi 3 vitelos e vi uma vaca cm cornos e depois comemos amoras e depois fomos apanhar limões e depois fomos embora.
ALEXANDRE José (3ºANO)

`AS vacas’

Hoje dia 20 fomos ver as vacas e fizemos perguntas ao senhor. Vimos um boi adulto que nasceu cego e vacas ao pé dos vitelos. E fomos comer amoras. Gostei de ir ver as vacas.
Bruna (3º ano)

A visita as vacas
Nós hoje fomos ver as vacas e fizemos perguntas aos senhores e eles souberam responder.
Comemos amoras e eu tive com medo das vacas e a Luana também. Eu comi amoras e apanhei limões para a minha mãe. A Rita I. e o Alexandre P. e outros comeram o limão.
Jéssica 20/5/2009 (2ºano)


As vacas
Nós hoje dia 20 de Maio fomos ver as vacas e a depois fomos ver os vitelos e eu vi um boi ou era uma vaca com cornos afiados e a seguir fomos comer amoras e depois fomos apanhar limões e a seguir fomos embora para a escola.

Miguel (2 º ano)

Sem comentários: