Sejam benvindos ao nosso blog!

Visitem-nos e não se inibam de deixar um comentário. Gostamos de ter notícias!

quinta-feira, 24 de abril de 2008

O interesse dos alunos no blog

Os alunos, sobretudo os do 1º ano, agora que descobriram que se escreverem textos no blog as famílias (que tem acesso à Internet, claro!) podem ler no próprio dia o que elas escreveram na escola, não querem outra coisa e por isso é que hoje houve 3 alunas interessadas em copiar os registos que fizeram sobre a evolução do seu feijão/grão. Apesar de os textos nem sempre serem de grande qualidade ( os de hoje, por exemplo, são muito simples) não me sinto com coragem de inibir o interesse e motivação das crianças em divulgar o seu trabalho. Tento aliás aproveitar o momento para fazer individual ou colectivamente correcções e melhorias no que inicialmente escreveram.
O caso do texto da Maria foi dos mais significativos até agora.
Ontem, ela ficou satisfeita com o que tinha escrito no caderno e quis ir copiar no blog (fê-lo praticamente sozinha e com bastante rapidez).
Já em casa policopiei o texto já sem erros para todos os alunos. Hoje distribuí-o e escrevi-o no quadro. Os alunos primeiro leram-no individualmente e depois lemos oralmente.
Descobriu-se que a Maria não dizia que gostava da sua mãe mas que havia muitas palavras no texto que o demonstravam; descobriu-se que havia uma pergunta e pôs-se o ponto de interrogação; o Diogo do 1º ano descobriu que havia um aviso e pôs-se, por sua sugestão, um ponto de exclamação; descobriu-se que a Maria se tinha esquecido de escrever a palavra mãe (a sua) com letra maiúscula... e considerou-se muito engraçada a ideia de poder por gelados no frasco porque iriam derreter.
Por fim todos copiaram o texto já melhorado no seu caderno.
A Maria, muitas vezes um pouco mandriona e distraída, estava hoje muito bem disposta e muito orgulhosa do seu texto. Aprumou-se e fez a sua melhor letra até hoje. Ah e teve de ir novamente ao blog fazer os melhoramentos combinados entre todos.
Foi um dia bastante produtivo em termos de Língua Portuguesa ainda que, posso e devo dizê-lo, apenas ontem à tarde nele tivesse pensado.
Obrigada Maria !
Margarida Contente

Sem comentários: