Sejam benvindos ao nosso blog!

Visitem-nos e não se inibam de deixar um comentário. Gostamos de ter notícias!

segunda-feira, 26 de maio de 2008

Mais textos de alunos. Neste caso pequenas histórias...

Hoje pedi aos alunos para com as palavras "Guilherme, general e guerra" inventarem uma história mas primeiro tinham de pensar
Quem era o Guilherme?
Onde vivia ele?
O que é que o Guilherme fazia e como terminava a história

Eis dois exemplos de textos de alunos do 1º ano que amanhã iremos trabalhar em conjunto sobretudo em aspectos de pontuação .
Escolhi o do Diogo porque se presta muito bem às marcas de um diálogo (apesar de utilizar vocabulário menos próprio) e o da Margarida porque tem uma linguagem muito viva e criativa para uma criança de tão pouca idade.
O Guilherme queria ser general foi à guerra contra um pirata e o pirata disse: Então rapaz tu és um minorca e o rapaz disse: Não sou nada queres levar uma bolacha nas ventas!? Não e desatou a chorar Não faças isso vou navegar para a Ilha do Sal e nunca vou voltar e o menino disse: És um mariconço e o pirata disse: Olha vou te dizer uma coisa aceitas uma guerra aceito e o general deu-lhe um murro nas trombas para não se estar armado em esperto chorou e chorou que nunca voltou no seu barco a remos e foi para a Ilha do Sal e ganhava todas as lutas. De dia e de noite lutava todas as vezes.

Diogo (6 anos)

Era uma vez um general chamado Guilherme que vivia numa praia muito bela sem lixo e que não gostava de guerra mas vamos ao que interessa bom é que aquele general era muito estranho é que ele guardava os garfos no bidé, as facas na banheira, as toalhas nas gavetas da cozinha enfim só fazia disparates

Margarida (6 anos)

1 comentário:

EB1| JI Torreira - Fregim disse...

Sou professora de 18 alunos do 1ºano de escolaridade. Estou espantada e maravilhada com os textos do Diogo e da Margarida. Parabens aos dois e à professora.

Flora